E. E GABRIEL RIBEIRO DOS SANTOS – ILHABELA SP
ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO – HISTÓRIA SEMANA: 26 a 29 MAIO
PROFESSOR: MARCONDES TURMA: 2° ANO TEMPO: 2 AULAS
CONTEÚDO: Astecas, Maias e Incas - as grandes civilizações da América pré-colombiana
HABILIDADES: • Analisar os significados históricos das relações de poder entre as nações, confrontando formas de interação cultural, social e econômica, em contextos históricos específicos
AVALIAÇÃO CONTINUA
ORIENTACÕES: • Atividade Individual
• Pesquise as palavras desconhecidas no dicionário ou internet
LEIA O TEXTO A SEGUIR E RESPONDA AS QUESTÕES NO CADERNO.
Texto: Um conquistador Atônito
Durante a conquista dos astecas pelos espanhóis, Hernán Cortés, o líder da expedição, descreveu em cartas enviadas ao reino os resultados obtidos, os costumes locais e os aspectos dos lugares. Leia a descrição que fez de Tenochtitlán, a principal cidade asteca.
“ (Esta cidade é tao grande) como Sevilha e Córdoba. São suas ruas, digo as principais, muito largas e muito direitas, e algumas destas e todas as demais são a metade de terra e a outra metade é água, pela qual andam em canoas (...).
Tem esta cidade muitas praças, onde há continuo mercado e comercio de compra e venda. Tem outra praça tão grande como duas vezes a cidade de Salamanca, toda cercada ao redor de portais, onde há diariamente acima de 60 mil pessoas comprando e vendendo; onde há todos os gêneros de mercadorias que em todas as terras se encontram.
(...) Há nesta grande praça uma grande casa como uma audiência, onde sempre se sentam dez ou doze pessoas, que são juízes e julgam todos os casos e coisas que no dito mercado ocorrem, e mandam castigar os delinquentes. Há na referida praça outras pessoas que andam continuamente entre as gentes, fiscalizando o que se vende e as medidas com que medem o que vendem (...).
Há nesta grande cidade muitos templos ou casas de seus ídolos de construções muito bonitas, por suas paróquias e seus bairros (...). Há bem quarenta torres muito altas e bem construídas, e a maior tem cinquenta degraus para subir ao corpo da torre; a principal é mais alta do que a torre da igreja maior de Sevilha. São tão bem construídas, tanto de cantaria quanto de madeira, que não podem ser melhor feitas nem lavradas em nenhuma parte (...).”
Fonte: Cortés, Hernán. Cartas de relación. In: Belloto, M. L; Correa, A. M. M. (Orgs.). A América Latina de Colonização espanhola: antologia de textos históricos. São Paulo: Hucitec/Edusp: 1979. P. 87-89.
Detalhe do mural A grande cidade de Tenochtitlán (1945), de Diego Rivera. Em primeiro plano, observa-se a intensa atividade comercial, enquanto, ao fundo, é possível ver a cidade com suas construções, avenidas e canais.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1 – Identifique o autor do texto e o principal assunto nele tratado.
QUESTÃO 2 – Qual é a reação do autor diante da cidade dos Astecas?
QUESTÃO 3 – Que comparações ele estabelece entre Tenochtitlán e as principais cidades espanholas?
QUESTÃO 4 – Compare o relato do conquistador com a imagem apresentada. Em sua opinião, o texto foi importante para a composição da imagem? Por quê?
Sem comentários:
Enviar um comentário