Etiquetas
- Arte (6)
- Arte 1ºTA (11)
- Arte 2ºTA (11)
- Arte 3ª TA (11)
- Biologia 1ºTA (9)
- Biologia 2ºTA (9)
- Biologia 3ºTA (9)
- Filosofia 1º TA (5)
- Filosofia 2ºTA (4)
- Filosofia 3ºTA (5)
- Física - 1ºTA (5)
- Física - 2ºTA (10)
- Física - 3ºTA (13)
- Geografia 1ºTA (3)
- Geografia 2ºTA (3)
- Geografia 3ºTA (3)
- História - 1º TA (9)
- História - 2º TA (1)
- História - 2ºTA (8)
- História- 3ºTA (9)
- Inglês - 1ºTA (12)
- Inglês - 2ºTA (11)
- Inglês - 3ºTA (10)
- Língua Portuguesa (1)
- Língua Portuguesa - 1ºTA (9)
- Língua Portuguesa - 2ºTA (7)
- Língua Portuguesa - 3ºTA (8)
- Matemática 1ºTA (7)
- Matemática 2º TA (7)
- Matemática 3º TA (7)
- Quimica (1)
- Química 1ºTA (5)
- Química 2ºTA (14)
- Química 3ºTA (14)
- Sala de Leitura - EJA (1)
- Sociologia 1ºTA (1)
- Sociologia 2º TA (1)
- Sociologia 3ºTA (1)
Páginas
terça-feira, 23 de junho de 2020
Física - Semana 22 a 26 de junho - Professora Fabiana - 3ºTA
Diferença de Potencial e Corrente Elétrica
Você sabe o que faz os dispositivos eletroeletrônicos funcionarem? Você já deve ter se perguntado qual seria a relação entre fios condutores da sua residência, pilhas, baterias, fios de alta tensão da rua, transformadores, disjuntores, fusíveis, choques elétricos, raios em dias de chuva. Todos estes dispositivos e fenômenos estão relacionados a um conceito da Física, o de carga elétrica. Apesar de não se saber ao certo o que seja a carga elétrica, sabemos muitas informações sobre esta propriedade da matéria.
Sabe-se que existem dois tipos de carga elétrica: a positiva e a negativa, que cargas elétricas do mesmo tipo se repelem, ou seja, se afastam uma da outra e cargas de tipos diferentes se atraem, ou seja, se aproximam uma da outra. Sabe-se também que esta propriedade é quantizada, ou seja, todas as cargas elétricas são múltiplas de uma carga elétrica elementar que é a carga de um elétron.
Também sabemos que a quantidade total de carga elétrica de um sistema eletricamente isolado se mantém constante, este fato é denominado princípio da conservação da carga elétrica.
Tanto numa descarga elétrica de um raio como nos fios condutores dos aparelhos elétricos e eletrônicos, essas cargas elétricas estão em movimento, este fluxo de cargas elétricas nos condutores é denominado na Física de corrente elétrica.
Se você tentar ligar um celular sem estar conectado a uma bateria, ou um televisor sem conectá-lo à rede elétrica, provavelmente não obterá sucesso, pois não percorrerá, nestes dispositivos, o que denominamos de corrente elétrica. Define-se como corrente elétrica o movimento dos portadores de carga elétrica de um corpo. No caso dos condutores elétricos dos dispositivos eletrônicos que utilizamos, estes portadores de carga são denominados elétrons. O elétron é uma das partículas fundamentais constituintes dos átomos de qualquer elemento. Qualquer elétron tem carga negativa igual a menor carga possível. Portanto a carga de um elétron é a carga fundamental.
Nos condutores, alguns elétrons estão livres para se deslocarem ao longo dele, portanto uma corrente elétrica corresponde ao movimento destes elétrons ao longo de um condutor.
Mas o que produz este movimento de cargas elétricas em um condutor? Como resposta temos a diferença de potencial (ddp), popularmente conhecida como voltagem ou tensão elétrica; sem esta diferença de potencial não existe corrente elétrica. Pilhas, baterias de automóvel e celular, e nossa rede elétrica, produzem de alguma forma esta diferença de potencial ou voltagem nos dispositivos eletroeletrônicos. A diferença de potencial que uma pilha ou bateria fornece a um circuito, assim como a fornecida pela rede de energia elétrica, é medida em volt (V).
Leia o texto acima e assista o vídeo no youtube https://www.youtube.com/watch?v=sPku8jcW8tQ e tente responder estas questões:
1) O que é carga elétrica e onde elas se manifestam?
3) O que é um corpo eletricamente neutro?
4) O que é força de repulsão?
5) O que é força de atração?
6) O que é corrente elétrica?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário