EJA - Matemática
Fração (I): A fração é a forma de representar um número fracionário, ou seja, um número que surgiu para representar uma parte não inteira de um todo. É importante lembrar que o número de cima do traço da fração é chamado de numerador, enquanto o de baixo é o denominador.
Representar parte de um inteiro
Por exemplo, 25 de um inteiro significa que foram tomadas duas partes de um inteiro dividido em cinco partes iguais. Representando geometricamente:
Representar o resultado da divisão
Por exemplo, se sabemos que o dobro de um número é igual a 10, podemos dizer que o número é 5, pois 10 dividido por 2 é 5. No entanto, se soubéssemos que o triplo de um número é igual a 10, o número seria 10 dividido por 3, o que resulta numa dízima periódica. Em vez de colocar o resultado na forma de dízima, poderíamos indicá-lo pela fração 103. Neste caso, então, esta fração representa o resultado da divisão de 10 por 3.
Expressar uma razão
Razão é uma relação entre duas grandezas de mesma natureza ou naturezas diferentes. E esta relação pode ser expressa na forma de fração. Por exemplo, na sala de aula de Clarisse há um total de 35 alunos, sendo 20 meninas e o restante, meninos. Dessa forma, podemos afirmar que:
A razão entre o número de meninas e total de alunos é 47, pois: meninastotal = 2035 = 20 :535 :5= 47=
Ou seja, para cada grupo de 7 alunos, 4 são meninas.
Operador
Observe a figura original, e sua ampliação e redução:
Em relação à figura original, os lados da figura A foram dobrados, ou seja:
4 . 2 = 8
5 . 2 = 10
E, portanto, a figura A tem dimensões 8 x 10. Podemos afirmar que 2 é um operador, ou seja, é o fator de proporcionalidade entre as duas figuras.
Questões
1. Uma professora compartilhou com a turma como dividia seu tempo ao longo do dia. Ela disse:
“Passo 13 do dia dormindo. Das horas que sobram em 38 delas estou com vocês, em 14 estou comendo e as horas restantes fazendo outras coisas que variam entre continuar trabalhando, cuidar de coisas de fora da escola ou estar com os meus filhos.”
Determine:
a) A quantidade de horas que ela passa dormindo.
b) A quantidade de horas que ela fica com os alunos.
c) A quantidade de horas que passa comendo.
d) A quantidade de horas fazendo outras coisas.
2. Suponha que em uma prova de 10 questões você tenha acertado 8 questões. Determine a fração da prova acertada e o valor decimal que essa fração representa.
3. Suponha que sua professora tenha utilizado 8 atividades de mesmo peso para fechar uma das notas de sua avaliação. Destas 8 atividades, você fez 6.
Determine:
a) A fração que representa a quantidade de atividades que você fez.
b) O valor decimal que esta fração representa.
4. Em uma sala de aula há 12 meninos e 15 meninas.
Determine:
a) A razão entre o número de meninos e o total de alunos.
b) A razão entre o número de meninas e o total de alunos.
Observe a figura a seguir para responder às questões 5, 6 e 7.
Groselha é o nome de uma fruta e entre os seus possíveis usos está o xarope de groselha, que está à venda no mercado. Observe o rótulo do suco.
5. Determine:
a) A razão da quantidade de xarope para a quantidade de água.
b) A razão da quantidade de xarope para o total.
6. Determine a quantidade de xarope necessária para se fazer um copo de suco de 200 ml.
7. Determine a quantidade de xarope necessária para se fazer uma jarra de suco de 1,5 litro, ou seja, de 1500 ml.
8. Algumas escolas de Ensino Médio públicas requerem a execução de um vestibulinho, que é uma prova classificatória. Suponha um determina - do vestibulinho composto por 80 questões. Destas dois quintos são de Matemática, um quinto são de Língua Portuguesa, um quinto são de Ciências e as demais divididas igualmente entre História e Geografia. Determine o número de questões de cada disciplina.
Sem comentários:
Enviar um comentário