Etiquetas
- Arte (6)
- Arte 1ºTA (11)
- Arte 2ºTA (11)
- Arte 3ª TA (11)
- Biologia 1ºTA (9)
- Biologia 2ºTA (9)
- Biologia 3ºTA (9)
- Filosofia 1º TA (5)
- Filosofia 2ºTA (4)
- Filosofia 3ºTA (5)
- Física - 1ºTA (5)
- Física - 2ºTA (10)
- Física - 3ºTA (13)
- Geografia 1ºTA (3)
- Geografia 2ºTA (3)
- Geografia 3ºTA (3)
- História - 1º TA (9)
- História - 2º TA (1)
- História - 2ºTA (8)
- História- 3ºTA (9)
- Inglês - 1ºTA (12)
- Inglês - 2ºTA (11)
- Inglês - 3ºTA (10)
- Língua Portuguesa (1)
- Língua Portuguesa - 1ºTA (9)
- Língua Portuguesa - 2ºTA (7)
- Língua Portuguesa - 3ºTA (8)
- Matemática 1ºTA (7)
- Matemática 2º TA (7)
- Matemática 3º TA (7)
- Quimica (1)
- Química 1ºTA (5)
- Química 2ºTA (14)
- Química 3ºTA (14)
- Sala de Leitura - EJA (1)
- Sociologia 1ºTA (1)
- Sociologia 2º TA (1)
- Sociologia 3ºTA (1)
Páginas
segunda-feira, 29 de junho de 2020
Química - Atividade Semanal (29 a 03/07) - Prof. Vinícius Rondon (3º TA)
Matemática - semana 29 de junho a 03 de julho - Professora Karen - 1ºTA, 2ºTA e 3ºTA
EJA - Matemática
Tipos de Gráficos
Pesquisa
Pesquisar sobre os tipos de gráficos, relacionando – os com as informações e seu uso no dia a dia
Química - Atividade Semanal (29 a 03/07) - Prof. Vinícius Rondon (2º TA)
Língua Portuguesa - Semana 29 de junho a 03 de julho - Professora Priscilla - 2ºTA
Pesquisar o que são textos prescritivos e o como se cria um folheto.
Produzir um folheto, tema: campanha de arrecadação de alimentos.
Link de vídeo explicando o que é um texto prescritivo
https://youtu.be/QE2Qh3icXbs
Link de vídeo explicando o que é um folheto
https://youtu.be/4S74kZ5ko2Y
Física - Semanas 29 de junho a 10 de julho - Professora Fabiana - 3ºTA
A carga elétrica
A matéria é formada de pequenas partículas, os átomos. Cada átomo, por sua vez, é constituído de partículas ainda menores, os prótons, os elétrons e os nêutrons. Os prótons e os nêutrons localizam-se na parte central do átomo, e formam o chamado núcleo. Os elétrons giram em torno do núcleo na região chamada de eletrosfera. Os prótons e os elétrons apresentam uma importante propriedade física, a carga elétrica. A carga elétrica do próton e a do elétron têm a mesma intensidade mas, sinais contrários. A carga do próton é positiva e a do elétron, negativa. Num átomo não existe predominância de cargas elétricas; o número de prótons é igual ao número de elétrons. O átomo é um sistema eletricamente neutro. Entretanto, quando ele perde ou ganha elétrons, fica eletrizado. Eletrizado positivamente quando perde elétrons e negativamente quando recebe elétrons.
Sendo a carga do elétron a menor quantidade de carga elétrica existente na natureza, ela foi tomada como carga padrão nas medidas de cargas elétricas.
Eletrização de um corpo
O processo de eletrização de um corpo é semelhante ao de um átomo. Se num corpo o número de prótons for igual ao número de elétrons, dizemos que ele está neutro. Quando um corpo apresenta uma falta ou um excesso de elétrons, ele adquire uma carga elétrica Q, que é sempre um número inteiro n de elétrons, de modo que:
Portanto, um corpo eletrizado pode estar:
• eletrizado positivamente: falta de elétrons Q = +n . e
• eletrizado negativamente: excesso de elétrons Q = -n . e Q = n . e
Portanto, um corpo eletrizado pode estar:
• eletrizado positivamente: falta de elétrons Q = +n . e
• eletrizado negativamente: excesso de elétrons Q = -n . e É usual o emprego dos submúltiplos:
• 1 microcoulomb = 1 µC = 1.10 –6 C
• 1 nanocoulomb = 1 nC = 1.10-9 C
• 1 picocoulomb = 1 pC = 1.10-12 C Exemplos exercícios resolvidos
1. Um corpo condutor inicialmente neutro perde . Considerando a carga elementar , qual será a carga elétrica no corpo após esta perda de elétrons?Inicialmente pensaremos no sinal da carga. Se o corpo perdeu elétrons, ele perdeu carga negativa, ficando, portanto, com mais carga positiva, logo, carregado positivamente.Quanto à resolução numérica do problema, devemos lembrar, da equação da quantização de carga elétrica:
Sendo n o número de elétrons que modifica a carga do corpo:
Logo, a carga no condutor será .
2. Um corpo possui e . Considerando a carga elementar , qual a carga deste corpo?Primeiramente verificamos que o corpo possui maior número de prótons do que de elétrons, portanto o corpo está eletrizado positivamente, com carga equivalente à diferença entre a quantidade de prótons e elétrons.
Essa carga é calculada por:
Exercícios
1)Deseja-se eletrizar um objeto metálico, inicialmente neutro, pelos processos de eletrização conhecidos, e obter uma quantidade de carga negativa de 3,2 μC. Sabendo-se que a carga elementar vale 1,6 . 10–19 C, para se conseguir a eletrização desejada, será preciso
a) retirar do objeto 20 trilhões de prótons.
b) retirar do objeto 20 trilhões de elétrons.
c) acrescentar ao objeto 20 trilhões de elétrons.
d) acrescentar ao objeto cerca de 51 trilhões de elétrons.
e) retirar do objeto cerca de 51 trilhões de prótons.
2) O cobalto é um elemento químico muito utilizado na medicina, principalmente em radioterapia. Seu número atômico é 27 e cada elétron tem carga elétrica de –1,6 . 10–19 C. A carga elétrica total dos elétrons de um átomo de cobalto é, em valor absoluto e em C, igual a
a) 1,68 . 10–18.
b) 4,32 . 10–19.
c) 4,32 . 10–20.
d) 4,32 . 10–18.
e) 1,68 . 10–19.
3) Determine a quantidade de elétrons que deve ser perdida por um corpo para que ele adquira uma carga positiva que corresponda a 2,56 . 10 – 10 C.
Dado: a carga elementar vale 1,6 . 10–19 C. a) 1,20 . 10 9
b) 2,60 . 10 9
c) 5,50 . 10 9
d) 1,60 . 10 9
e) 2,56 . 10 9
Física - Semanas 29 de junho a 10 de julho - Professora Fabiana 2ºTA
Calor específico e capacidade térmica
O calor específico (c) representa uma proporcionalidade entre a energia recebida por uma substância e a variação de temperatura sofrida. É uma propriedade de cada material.
A capacidade térmica(C) também representa uma proporcionalidade entre o calor e a variação de temperatura, mas é uma propriedade do corpo, pois é obtida pela multiplicação da massa do corpo pelo calor específico do material do qual ele é feito.
C = m .c
Assim, pode-se reescrever a equação do calor sensível como:
Q=C. ΔT
Comparando dois corpos, aquele de maior capacidade térmica necessitará de mais energia para sofrer uma mesma variação de temperatura. Ou, fornecendo aos corpos a mesma energia, aquele de maior capacidade térmica sofrerá menor variação de temperatura.
Existe uma característica que é inerente do corpo que transmitirá ou receberá o calor, pois não basta que o calor seja transferido, é necessário que um corpo esteja apto a ceder ou receber este calor. Esta característica chama-se Capacidade térmica. Ela mede o quanto que uma substância pode reter de calor e por quanto tempo pode mantê-lo.
Por ser uma característica de cada corpo, as substâncias possuem diferentes capacidades térmicas. Um exemplo é a areia da praia e a água do mar. A areia esquenta muito rápido, mas esfria rapidamente também, enquanto que a água demora para esquentar, contudo esfria mais devagar da mesma forma. Neste caso, a água possui capacidade térmica maior que a areia.
A capacidade térmica determina a quantidade calor que um corpo precisa receber para alterar sua temperatura em uma unidade. Cada corpo comporta-se de forma diferente ao receber uma determinada quantidade de calor, e um exemplo em que podemos perceber isso facilmente ocorre na praia. A areia e a água do mar estão submetidas à mesma fonte de calor, o sol, mas a areia fica muito mais quente do que a água. Isso acontece porque a areia e a água possuem capacidades térmicas diferentes.
Sendo assim, a capacidade térmica é uma grandeza que depende da quantidade de calor recebida e da variação de temperatura sofrida por um corpo. Ela pode ser definida da seguinte forma:
“A capacidade térmica (C) é a razão entre a quantidade de calor (Q) recebida por um corpo e a variação de temperatura (ΔT) sofrida por ele.”
Matematicamente, essa relação é dada pela expressão:
C = Q
ΔT
A unidade de medida da capacidade térmica no Sistema Internacional é calorias por grau Celsius (cal/ºC). Um exemplo para compreender melhor a interpretação dessa grandeza é a seguinte situação:
Se um corpo recebe 1000 cal e aumenta sua temperatura em 20ºC, sua capacidade térmica é?
C = Q = 1.000 = 50 cal/ºC
ΔT 20
Ou seja, a cada 50 calorias que o corpo recebe, sua temperatura varia em 1ºC.
Podemos concluir, portanto, que a capacidade térmica é proporcional à massa dos corpos. Essa proporcionalidade é definida por uma grandeza denominada calor específico (c), que é determinado pela razão constante entre a capacidade térmica e a massa de uma substância, sendo expresso matematicamente pela equação:
c = Cm
A unidade de medida do calor específico é cal/g.ºC. Essa grandeza define a quantidade de calor que deve ser fornecida ou retirada de cada 1 grama de um material para variar sua temperatura em 1ºC.
A capacidade térmica e o calor específico dos materiais podem ser determinados com o uso de um calorímetro, um aparelho com isolação térmica utilizado para estudar as trocas de calor entre corpos de diferentes temperaturas.
A capacidade térmica (C) também é definida como a quantidade de calor que um corpo precisa para variar sua temperatura em uma unidade. Matematicamente é equivalente:
C=Q /ΔT
onde ΔT é a variação de temperatura, Q é a quantidade de calor e C a capacidade térmica, esta última em cal/ºC (calorias por graus Celsius) ou J/K (Joule por Kelvin).
Exercícios
1-A tabela abaixo apresenta a massa m de cinco objetos de metal, com seus respectivos calores específicos sensíveis c.
Para calcular utilize C = m .c
Metal c(cal/gºC) m(g)
Alumínio 0,217 100
Ferro 0,113 200
Cobre 0,093 300
Chumbo 0,031 500
O objeto que tem maior capacidade térmica é o de:
a) alumínio
b) ferro
c) chumbo
d) prata
e) cobre
2-Define-se a capacidade térmica de um corpo (C) como a razão entre a quantidade de calor que ele recebe (Q) e a correspondente variação de temperatura ocorrida (ΔT):
Se um corpo de capacidade térmica igual a 25 cal/ºC recebe calor de uma fonte durante 20 minutos com taxa constante de 50 cal/min, ele sofre uma variação de temperatura, em ºC, igual a
a) 10,0.
b) 40,0.
c) 50,0.
d) 62,5.
e) 84,5.
3-Leia as afirmações a respeito da capacidade térmica de um corpo e dê como resposta a soma dos valores das afirmações corretas.
01) A capacidade térmica é determinada pela razão entre a variação de temperatura de um corpo e a quantidade de calor recebida.
02) A capacidade térmica pode ser determinada pelo produto da massa pelo calor específico do corpo.
04) A unidade de medida da capacidade térmica, de acordo com o Sistema Internacional de Unidades, é cal/ºC.
08) Se a capacidade térmica de um corpo for de 30 cal/ºC e sua massa corresponder a 2 kg, o calor específico desse material será de 0,015 cal/g°C.
16) A capacidade térmica é inversamente proporcional à massa da substância.
a) 14
b) 31
c) 23
d) 15
e) 7
4-Determine a capacidade térmica, em cal/°C, para 300 g de uma substância que possui calor específico igual a 0,09 cal/g.ºC.
a) 9
b) 12
c) 15
d) 27
e) 33Material apoio.
Inglês - Semana 29 de junho a 03 de julho - Professora Marcelo João -3ºTA
Hot Years
Every single month of 2020 has been either the hottest or the second hottest on record for that month.
Therefore, there is nearly 50% chance that 2020 will be the hottest year on record.
Some of the most significant warming has been in Northern Asia, which averaged 6.3 degrees Fahrenheit above the average so far. The National Oceanic and Atmospheric Administration expects the higher-than-usual heat trend to continue through summer.
It is certain that 2020 will rank in the top 5 hottest years in history, and it is a part of an alarming trend of broken heat records. 2019 was the second hottest year since 1880, and the hottest year on record was 2016.
Se precisarem de maiores esclarecimentos, podem utilizar os comentários da página “Prof Marcelo João” no Facebook.
Email para envio das atividades: jfavero@professor.educacao.sp.gov.br
Inglês - Semana 29 de junho a 03 de julho - Professor Marcelo João - 2ºTA
Hot Years
Scientists measure the Earth´s temperature every day, and in many places, the temperature is growing.
This year, every month was the hottest or the second hottest month in history. Scientists say that there is a big chance that 2020 will be the hottest year in history.
The most worrying changes are happening in Northern Asia. The average temperature is 6.3 degrees
Fahrenheit higher than usual. Scientists expect that the hot weather will continue in summer, too, and it is clear that 2020 will be among the five hottest years in history.
2016 was the hottest year in history, and 2019 was the second hottest year since 1880, which was the
year when scientists started to measure the temperature.
Se precisarem de maiores esclarecimentos, podem utilizar os comentários da página “Prof Marcelo João” no Facebook.
Email para envio das atividades: jfavero@professor.educacao.sp.gov.br
Inglês - Semana 29 de junho a 03 de julho - Professora Marcelo joão - 1ºTA
Hot Years
Scientists around the world check the Earth´s temperature. They check the temperature every day. It is very important. Scientists can see how the temperature is changing.
This year is very hot. The temperature is going up in many places. Every month of 2020 is the hottest or second hottest in history. The biggest changes take place in Northern Asia. The temperature grows a lot there.
The hottest year in history is 2016. The second hottest year is 2019. Scientists think that 2020 can
become the hottest year in history. Scientists are not happy.
High temperatures are not good for the environment. Many animals and plants can die. The weather is changing, too. It rains a lot in some places. Other places are very dry.
Se precisarem de maiores esclarecimentos, podem utilizar os comentários da página “Prof Marcelo João” no Facebook.
Email para envio das atividades: jfavero@professor.educacao.sp.gov.br
Língua Portuguesa - Semana 29 de junho a 10 de julho - Professora Nelma - 1ºTA e 3º TA
ROTEIRO DE ESTUDOS PARA AS AULAS NÃO PRESENCIAIS
Professora: Nelma Corrêa Costa
Turmas: 1TA e 3TA
Componente curricular: Língua Portuguesa
Número de aulas previstas: 08 aulas
Data da entrega: 11 de julho de 2020
Orientações: Leia os textos com muita atenção.
Elabore respostas completas.
Também estou à disposição para sanar qualquer dúvida, pelo what’s app 12 98227 5076 e pelo email nelma_ilhabela@hotmail.com
Bons estudos!
TEXTO 1
Artigo | Vidas negras importam! Para quem?
Rafael Aquino – Cientista político
Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
09 de Junho de 2020 às 18:17
O brasileiro tem uma forma bastante peculiar para discutir a questão do racismo. Para muitos, essa descoberta aconteceu em alguns momentos deste 2020, uma delas foi por meio do Big Brother, e recentemente precisou morrer um homem negro lá nos Estados Unidos. Na percepção de uma pessoa com a mente sã, tudo isso parece bastante bizarro, se tratando de um país em que 56% da população é formada por pretos e pardos. Esse é o percentual de pessoas que se declaram negras no Brasil, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do IBGE.
Para tratar deste problema na base, o espaço ideal para discutir o racismo, seus desdobramentos e formas de superação deveria ser o ambiente escolar. Existe até legislação para isso, basta apenas ser cumprida. A Lei 10.639, que completou 17 anos em janeiro, entrou em vigor com o objetivo de promover uma importante mudança de perspectiva na educação do país, por meio da obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana.
Se a discussão sobre o racismo não é feita em casa e nem nas escolas, o que resta são os veículos de comunicação de massa, onde a maioria da população tem acesso, isso explica o papel didático do Big Brother. Mesmo assim, um problema sério a ser tratado no Brasil, diz respeito à comoção seletiva. Por que foi preciso morrer um homem negro nos Estados Unidos, para que brasileiro fosse dar atenção aos dados do mapa da violência? Os dados publicados em 2017, demonstram que a cada 23 minutos um jovem negro é assassinado. De cada 100 pessoas assassinadas, 71 são negras no Brasil.
Sem dúvida o Brasil está entre os países mais racistas do mundo. A negação do racismo, faz adiar ainda mais o entendimento sobre a necessidade de aprofundar as discussões sobre este fato. Durante décadas, vende-se o discurso de democracia racial, a miscigenação que é resultado do estupro de mulheres negras e indígenas, é romantizada o tempo todo.
A falta do debate racial causa enormes confusões, como citar o movimento negro no singular, como uma corrente de negras e negros com uma única linha de pensamento e de ação. Os movimentos são vários, as pautas e formas de luta são diversificadas.
O fato de ser o país mais miscigenado do mundo, traz ainda como agravante a questão da identidade. Temos um problema sério de afirmação da identidade, que precisa ser resolvido. O racismo não pode ser tratado como uma pauta exclusiva dos movimentos sociais negros, é uma pauta de responsabilidade do conjunto da sociedade brasileira.
Não haverá ambiente para a conquista da justiça social, enquanto o racismo não for definitivamente vencido.
1) Sendo o artigo de opinião um texto argumentativo, o uso estratégico de diferentes recursos argumentativos é fundamental para que haja compreensão do ponto de vista do autor. Com base nessa afirmação, explique: qual a importância de dados estatísticos como estratégia argumentativa?
2) Explique, com suas palavras, qual é o tema e o título do texto.
3) De acordo com o autor, qual seria o lugar ideal para começar a discussão sobre o racismo? Qual o argumento ele utiliza?
TEXTO 2
O GRAFITE E O MOVIMENTO NEGRO
Leia a reportagem sobre a artista mineira Criola celebra cultura afro-brasileira através do grafite.
Grafiteira registra em traços e cores os símbolos da resistência negra: 'se ensinarmos às crianças o valor e a riqueza das nossas raízes culturais, conexão com identidade brasileira vai ocorrer de maneira mais intuitiva'.
As obras de Tainá Lima, conhecida como Criola, colorem as ruas de Belo Horizonte e fortalecem o movimento negro na principal cidade de Minas Gerais. A jovem mineira começou a grafitar em junho de 2012. Sua arte expressa a história e os gritos de resistência da ancestralidade afro-brasileira contra o preconceito.
“Meu objetivo enquanto mulher negra e grafiteira é contrapor a publicidade que explora um padrão de beleza europeu e não retrata a realidade da miscigenação do povo brasileiro. Desejo honrar através dessa arte aqueles que um dia tiveram sua liberdade cerceada em razão da cor e acredito que é graças a eles que estou aqui hoje”, afirma a artista.
“Eu enxergo o grafite como um grito da cidade. Em meio ao caos urbano ele vem para contrapor a cor cinza, transmutando a rotina intensa dos transeuntes em cores”, relata. Ela destaca que, nesse sentido, o grafite é uma arma poderosa na contraposição dos padrões estéticos que não condizem com a beleza real das mulheres brasileiras.
“Na medida em que a representatividade dos negros aumenta em todas as áreas e segmentos, os estereótipos se enfraquecem”, completa a artista.
“O grafite que eu faço apresenta formas e cores que, apesar de serem inofensivas à primeira vista, carregam consigo gritos de resistência que ecoam desde a época da escravidão”, diz Criola sobre os elementos que compõem seu traço artístico. O principal projeto da grafiteira é denominado “ORÍ, a raiz negra que sustenta é a mesma que floresce”.
A artista salienta a relevância de fazer uma arte que explore esses símbolos e mensagens. Segundo ela, a manifestação construída pelos negros na cidade legitima a busca pela quebra de estereótipos e preconceitos.
“‘Ori’ significa cabeça em iorubá. Para mim essa é a parte do corpo que melhor representa a ancestralidade africana” conta Criola. Segundo Patrícia Alves Matos, ialorixá do Ilê Asè Iya Mi Agba e educadora, ori representa também a essência daquilo que a pessoa é. “Falamos nessa tradição que se trata do primeiro orixá, aquele que não abandona o indivíduo onde quer que ele esteja. Eu costumo dizer que a palavra "orientar" vem do ori, pois é partir dele que temos consciência de quais caminhos seguir, para estar sempre firme nos seus princípios”, esclarece a sacerdotisa.
O projeto de Criola coloca em evidência o “irun” (cabelo), uma parte muito importante no universo da beleza feminina. “O cabelo crespo sempre foi alvo de preconceitos e agressões e o uso da chapinha é uma tentativa de ocultar a origem, a raiz e a história”, pontua a artista. De acordo com ela, por meio do cabelo se constrói uma metáfora com a raiz das plantas no sentido de crescer livre para ganhar força e florescer.
“O cabelo é uma das questões que mais mexem com as mulheres quando se trata da valorização da identidade”, aponta Alves Matos. “Nós sofremos muito com essa questão e acho legítimo o movimento do grafite chamar a atenção das pessoas para essa causa”, pontua. Ela diz que se trata de desfazer as amarras que nos prendem aos padrões. “Sempre ouvimos que é preciso alisar o cabelo para uma entrevista de emprego ou então quando a mulher quer se arrumar mais. Isso precisa mudar”, completa a ialorixá.
“O nosso problema está relacionado não apenas com a identidade africana, mas com a brasilidade”, diz Alves Matos. Segundo ela, toda identidade brasileira se monta pelos padrões europeus e ela enxerga que tanto na educação quanto na vida cotidiana a população precisa construir com mais força essa personalidade. “Ainda estamos nesse processo que independe da cor da pele, dos diferentes tipos de cabelo e olhos”, diz.
A lei nº 10.639 de 2003 estabeleceu como obrigatório o ensino de história e cultura africana e indígena nas escolas. Ainda assim, o sistema educacional está se adaptando para trabalhar a temática que durante décadas ficou esquecida. “Hoje como educadores temos esse lugar privilegiado para tratar da diversidade, nessa formação de identidade”, pontua Matos. “É preciso que as pessoas estejam dispostas ao diálogo e esse é um trabalho de formação permanente”, completa a ialorixá.
Com o tempo, diversas capitais brasileiras encaram a realidade e a transformação que o grafite traz para o ambiente urbano. As cores e as mensagens passadas pelas imagens nos mais diferentes locais colocam o Brasil na cena internacional dessa manifestação artística. Criola conta que na capital mineira ainda não há muita liberdade para os grafiteiros: “Belo Horizonte é uma cidade conservadora e tradicionalista em várias áreas e nas artes não seria diferente”, relata a artista. Segundo ela, BH está atrasada nesse assunto quando comparada com São Paulo e Rio de Janeiro.
“Recentemente fiz um projeto de mural na área central da cidade e como a pintura demandaria alguns dias eu não poderia fazer sem autorização, que é o que normalmente faço. Além da autorização do proprietário do muro eu ainda tive que pedir autorização à prefeitura e só consegui de fato a licença depois de vários meses de tentativa”, relata Criola sobre a burocracia relacionada ao grafite na cidade. Segundo ela, ainda falta investimento e posicionamento do governo local, além de mais abertura de diálogo sobre as questões relacionadas a essa forma de expressão.
Criola também vê a educação como instrumento para quebrar preconceitos e fortalecer a identidade brasileira. “Se ensinarmos as crianças o valor e a riqueza das nossas raízes culturais brasileiras, acredito que essa conexão com a identidade vai ocorrer de maneira mais intuitiva”, destaca a artista.
Para a ialorixá, “temos de aprender que a beleza está nas diferenças”. Ela indica que abrir espaço para trabalhos que valorizem o patrimônio cultural pode ajudar para uma melhor compreensão desse tipo de arte, que para ela é uma importante forma de resistência.
Responda as questões:
4) Qual a cidade, estado e região do Brasil que a artista Criola desenvolve a sua arte?
5) Qual o objetivo da artista ao desenvolver o seu grafite?
6) “O projeto de Criola coloca em evidência o “irun” (cabelo), uma parte muito importante no universo da beleza feminina. ” De acordo com o texto e a artista, por quê é importante refletir sobre a questão do cabelo?
7) Em relação às charges abaixo, observe e escreva uma interpretação sua no que diz respeito Ao racismo. A primeira charge faz referência a Kun Kux Klan dos EUA e as declarações racistas do jornalista Wiilian Wack da TV Globo. A segunda charge é em relação ao feriado da Consciência Negra e os turistas numa praia. A terceira charge, faz referência à relação do negro em relação à ronda policial. Faça um comentário envolvendo as 3 charges.
Passarinhos
Despencados de vôos cansativos
Complicados e pensativos
Machucados após tantos crivos
Blindados com nossos motivos
Amuados, reflexivos
E dá-lhe anti-depressivos
Acanhados entre discos e livros
Inofensivos
Será que o sol sai pra um voo melhor
Eu vou esperar, talvez na primavera
O céu clareia e vem calor vê só
O que sobrou de nós e o que já era
Em colapso o planeta gira, tanta mentira
Aumenta a ira de quem sofre mudo
A página vira, o são delira, então a gente pira
E no meio disso tudo
Tamo tipo
Passarinhos
Soltos a voar dispostos
A achar um ninho
Nem que seja no peito um do outro
Passarinhos
Soltos a voar dispostos
A achar um ninho
Nem que seja no peito um do outro
Laiá, laiá, laiá, laiá
Laiá, laiá, laiá
Laiá, laiá, laiá, laiá
Laiá, laiá
A Babilônia é cinza e neon, eu sei
Meu melhor amigo tem sido o som, ok
Tanto carma lembra Armagedon, orei
Busco vida nova tipo ultrassom, achei
Cidades são aldeias mortas, desafio nonsense
Competição em vão, que ninguém vence
Pense num formigueiro, vai mal
Quando pessoas viram coisas, cabeças viram degraus
No pé que as coisas vão, jão
Doidera, daqui a pouco, resta madeira nem pro caixão
Era neblina, hoje é poluição
Asfalto quente queima os pés no chão
Carros em profusão, confusão
Água em escassez, bem na nossa vez
Assim não resta nem as barata
Injustos fazem leis e o que resta pro ceis?
Escolher qual veneno te mata
Pois somos tipo
Passarinhos
Soltos a voar dispostos
A achar um ninho
Nem que seja no peito um do outro
Passarinhos
Soltos a voar dispostos
A achar um ninho
Nem que seja no peito um do outro
Laiá, laiá, laiá, laiá
Laiá, laiá, laiá
Laiá, laiá, laiá, laiá
Laiá, laiá
Passarinhos
Soltos a voar dispostos
A achar um ninho
Nem que seja no peito um do outro
Passarinhos
Soltos a voar dispostos
A achar um ninho
Nem que seja no peito um do outro
Compositores: Leandro Oliveira
Letra de Passarinhos © Warner Chappell Music, Inc
Este texto é a letra de um música conforme dados abaixo:
Artista: Emicida
Artista em destaque: Vanessa da Mata
Álbum: Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa...
Data de lançamento: 2015
Gênero: Hip-Hop/rap
Você deverá ESCUTAR a música (segue o link de dois vídeos da música e um áudio), LER o texto, TRANSCREVER 5 versos que mais chamam sua atenção e ESCREVER com suas palavras qual é o sentido do texto (sobre o que o compositor está falando).
Para assistir aos vídeos :
https://www.youtube.com/watch?v=IJcmLHjjAJ4
https://www.youtube.com/watch?v=J9skS3lnnoc
Para ouvir no Google play music:
https://play.google.com/music/listen#/album/Btdkf67wdznldap6mxo5bbs3h6q/Emicida/Sobre+Crian%C3%A7as%2C+Quadris%2C+Pesadelos+e+Li%C3%A7%C3%B5es+de+Casa...
terça-feira, 23 de junho de 2020
PLANO DE AULA
´
ATIVIDADES A SEREM
REALIZADAS:
´ 1ª e 2ª aula: Após análise do vídeo , responderão as questões
Vídeo – Dança
de Sombra ‘Assistem’
https://www.youtube.com/watch?v=gzAUIXu7-pY
Atividade:

Vocês compreenderam mensagem transmitida pelo
grupo que produziu o teatro de
sombras?
´ Vocês consideram os
recursos apresentados possíveis de
serem utilizados?
´ Outros materiais
poderiam servir como material de apoio
para a dança? Quais?
MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS
´ É UMA AÇÃO ORGANIZADA
PARA APRESENTAR, OS SENTIMENTOS E
PENSAMENTOS SOBRE UM DETERMINADO ASSUNTO, TAIS SENTIMENTOS SERÃO REPRESENTADOS POR MEIO DA LINGUAGEM
ESPECÍFICA DA DANÇA.
OBS:As dúvidas deverão ser enviadas no e-mail do professor ou no what zap.. O aluno, após o término da sua atividade deverá fotografar e postar as atividades no e-mail 3525sonia@gmail.com
ATIVIDADES DE ARTE FOTOGRAFIA
|
ANO LETIVO
2020 – 2º BIMESTRE |
|
Nome: F |
ATIVIDADE de ARTE DANÇA
|
ANO LETIVO
2020 – 2º BIMESTRE |
|
NOME DA UNIDADE ESCOLAR: E. E Dr.Gabriel Ribeiro dos
Santos |
|
PROFESSOR: Maria Sonia Ramos
Pereira DATA: 22 a 30/06 |
|
NOME :
ANO/SÉRIE: 1º TA |
|
Nº DE AULAS PREVISTAS: 4 aulas de
ARTE |
|
Conteúdo
:Dança |
Biologia - Semana 22 a 26 de junho - Professor André - 1ºTA
1º EJA 22/06 - 29/06 - 2º bimestre Atividade referente a 2 aulas
Atividade a ser desenvolvida:
Leia o resumo abaixo, assista aos vídeos sugeridos e em seguida responda às questões propostas. Qualquer dúvida pode entrar em contato pelo Whatsapp.
Avaliação:
A entrega das atividades propostas via Email, bem como a qualidade da devolutiva, serão usadas como instrumento de avaliação nesse período de quarentena.
Essa atividade deve ser postada no Email atividadesgabrielilhabela@gmail.com, favor colocar nome e série.
Relações ecológicas interespecíficas
são as interações que ocorrem entre os seres vivos de espécies diferentes e podem ser classificadas como harmônicas e desarmônicas.
Relações interespecíficas harmônicas (ou positivas) quando há benefício para pelo menos uma das espécies envolvidas e sem prejuízo da outra espécie, por exemplo:
Protocooperação, espécies que se associam a outras, trocando benefícios. Ex: crocodilos que convivem com certas aves (pássaro-palito) que se alimentam dos detritos e sanguessugas presentes em sua boca.
Inquilinismo, uma espécie vive sobre ou no interior de uma espécie dita hospedeira a fim de se proteger ou conseguir recursos adicionais, sem que esta última seja prejudicada. Ex: bromélias e orquídeas se abrigando em troncos de árvores em busca, principalmente, de luz solar.
Comensalismo: uma espécie é beneficiada pelos restos alimentares de outra sem prejudica-la. Ex: abutres e urubus se beneficiando com os restos alimentares de animais carnívoros; tubarão e peixe-piloto – este se aproveita dos restos alimentares daquele.
Mutualismo (ou mutualismo obrigatório): ambas as espécies se beneficiam e é indispensável à sobrevivência. Ex: liquens – associação de algas (realiza fotossíntese e produção de matéria orgânica) e fungos (absorção de água e nutrientes)
Relações interespecíficas desarmônicas, quando há prejuízo para uma ou ambas as espécies.
Predação (ou predatismo): uma espécie animal captura, mata e come indivíduos de outra espécie animal.
Herbivoria: animais herbívoros se alimentam de partes vivas das plantas. Ex: bovinos se alimentando de capim.
Competição interespecífica: duas espécies de uma comunidade disputam os mesmos recursos do ambiente. Ex: animais de espécies diferentes competindo por alimento.
Parasitismo: uma espécie parasita outra – hospedeira – como forma de obter alimento. A espécie hospedeira se prejudica com a relação. Ex: Carrapato parasitando cães; lombriga e ser humano; fungos causando micoses.
Vídeos sugeridos
https://youtu.be/AlH04eihLv8 (relações harmônicas)
https://youtu.be/B2sMIOel4dM (relações ecológicas)
https://youtu.be/tmgS4RkqH1w (risco de extinção)
https://youtu.be/fux4lpzhT-w (predador de escorpiões)
1. As afirmativas abaixo apresentam diferentes relações interespecíficas entre os seres vivos.
I) O fungo fornece água e sais minerais retirados do meio para a alga, que fornece ao fungo as substâncias orgânicas que produz.
II) O leão mata e devora a sua presa para se alimentar.
III) As orquídeas, para conseguirem luz, prendem-se com suas raízes ao tronco e aos ramos altos das árvores.
IV) As rêmoras prendem-se ao corpo dos tubarões para se alimentarem dos restos das presas caçadas pelos tubarões.
As relações descritas nesses itens são classificadas, respectivamente, como:
a) Inquilinismo, predatismo, mutualismo e comensalismo.
b) Predatismo, comensalismo, mutualismo e inquilinismo.
c) Comensalismo, predatismo, inquilinismo e mutualismo.
d) Mutualismo, predatismo, inquilinismo e comensalismo.
2. É comum observar bromélias e orquídeas sobre as árvores tentando conseguir um local para viver e luz para a sua sobrevivência. Essas plantas realizam com as árvores uma relação ecológica denominada:
a) Mutualismo.
b) Protocooperação.
c) Inquilinismo.
d) Parasitismo.
3. O mutualismo facultativo, também chamado de protocooperação, é uma relação ecológica em que indivíduos de espécies diferentes interagem e ambos se beneficiam da interação. Entretanto, nesse tipo de relação, uma espécie pode viver isolada da outra. Entre os exemplos a seguir, marque a alternativa que indica um exemplo de mutualismo facultativo.
a) Jacaré e pássaro palito.
b) Bromélias e árvores altas.
c) Cachorro e carrapato.
d) Leão e zebra.
4. (UFSM- RS) Quem pratica esportes muitas vezes não avalia os avanços tecnológicos que carrega em seu "uniforme de trabalho". Em calçados como o tênis, há o cuidado com o uso de materiais redutores da transpiração. Tudo para prevenir as micoses, geralmente causadas por fungos que se aproveitam do calor e umidade dos pés para obter abrigo e "saborear" a queratina das unhas, pele e pelos.
Revista "Saúde", Janeiro de 2002, p. 105 (adaptado)
Os fungos causadores de micoses, ao buscar abrigo e alimento nos pés dos atletas, causando danos ao organismo, exercem um tipo de associação conhecido por
a) mutualismo.
b) inquilinismo.
c) parasitismo.
d) comensalismo.
Essa atividade deve ser postada no Email atividadesgabrielilhabela@gmail.com, favor colocar nome e série.
Obs. Qualquer dúvida entrar em contato pelo grupo do WhatsApp.
Gabarito 1- d 2- c 3- a 4- c
Biologia - Semana 22 a 26 de junho - Professor Andre - 3ºTA
3º EJA 22/06 - 26/06 - 2º bimestre Atividade referente a 2 aulas
Atividade a ser desenvolvida:
Leia o resumo abaixo, assista aos vídeos sugeridos e em seguida responda às questões propostas. Qualquer dúvida pode entrar em contato pelo WhatsApp.
Avaliação: A entrega das atividades propostas via Email, bem como a qualidade da devolutiva, serão usadas como instrumento de avaliação nesse período de quarentena.
Essa atividade deve ser postada no Email atividadesgabrielilhabela@gmail.com, favor colocar nome e série.
REINO ANIMÁLIA
→ Nematódeos: Também conhecidos como vermes, esses animais têm corpo cilíndrico e com as extremidades afiladas. Apresentam tubo digestório completo. Exemplos: lombrigas e filárias.
Ascaridíase ou lombriga, é uma verminose causada por um parasita chamado Ascaris lumbricoides. É a verminose intestinal humana mais disseminada no mundo.
A contaminação acontece ocorre quando há ingestão dos ovos microscópicos do parasita, que podem ser encontrados no solo, água ou alimentos contaminados por fezes humanas.
→ Moluscos: Possuem corpo mole, e algumas espécies apresentam corpo recoberto por concha calcária.
O corpo dos moluscos pode ser dividido em 3 partes, cabeça, massa visceral (barrigada) e pé. A maioria dos representantes é marinha, mas existem espécies de água doce e terrestres. Exemplo: Caramujos, polvos e lesmas.
Principais classes dos moluscos
Bivalva (duas conchas) ostras, mexilhões, etc.
Gastropoda, lesmas e caramujos.
Cefalopoda, lulas e polvos.
1. Sabemos que algumas doenças causadas por nematoides podem ser evitadas com medidas profiláticas simples. Marque a única alternativa que não indica uma boa maneira de se prevenir essas verminoses:
a) Beber água filtrada e fervida. b) Não andar descalço.
c) Lavar bem os alimentos. d) Usar preservativo nas relações sexuais.
2. Sobre a ascaridíase, marque a alternativa correta:
a) A ascaridíase é uma doença transmitida pela ingestão de água e alimentos crus contaminados por ovos do Ascaris lumbricoides.
b) A ascaridíase caracteriza-se pelo surgimento de manchas vermelhas pelo corpo e febre alta.
c) Os ovos da lombriga são ingeridos juntamente às carnes de porco e vaca contaminadas.
d) A ascaridíase é transmitida através de um mosquito.
3. Os moluscos são animais que apresentam corpo mole e normalmente possuem conchas. De uma maneira geral, o corpo desses animais costuma ser dividido em três partes básicas:
a) cabeça, membros e tórax.
b) cabeça, cefalotórax e abdômen.
c) cabeça, massa visceral e pé.
d) cabeça, ombro, joelho e pé.
4. O filo Mollusca é possui três classes principais, Bivalva, Gastropoda e Cefalopoda. Marque a alternativa onde encontramos, respectivamente, o nome de um bivalve, um gastrópode e um cefalópode.
a) Polvo, caramujo e ostra.
b) Ostra, lula e caracol.
c) Caramujo, caracol e polvo.
d) Mexilhão, lesma e lula.
Essa atividade deve ser postada no Email atividadesgabrielilhabela@gmail.com, favor colocar nome e série.
Obs. Qualquer dúvida entrar em contato pelo grupo do WhatsApp.
Gabarito: 1- d 2- a 3- c 4- d
Biologia - Semana 22 a 26 de junho - Professor André - 2ºTA
2º EJA 22/06 - 26/06 - 2º bimestre Atividade referente a 2 aulas
Habilidade: Identificar os elementos básicos que compõem a célula, bem como suas funções.
Atividade a ser desenvolvida:
Leia o resumo abaixo, assista aos vídeos sugeridos e em seguida responda às questões propostas. Qualquer dúvida pode entrar em contato pelo Whatsapp.
Avaliação:
A entrega das atividades propostas via Email, bem como a qualidade da devolutiva, serão usadas como instrumento de avaliação nesse período de quarentena.
Essa atividade deve ser postada no Email atividadesgabrielilhabela@gmail.com, favor colocar nome e série.
Para você pensar um pouco.
- Como um machucado cicatriza? Afinal, parece muito estranho que um tecido cortado se refaça. E, se é verdade que a pele se desgasta no dia a dia, por que nela não se abrem feridas?
- Você já refletiu por que e como as crianças crescem? Será que isso acontece somente por haver a correta absorção dos nutrientes que existem nos alimentos ingeridos?
Divisão celular 2
MEIOSE
A meiose é um tipo de divisão celular em que há formação de quatro células-filhas com metade do número de cromossomos da célula-mãe. Nesse processo, ocorrem duas divisões celulares em sequência, as quais são chamadas de meiose I e meiose II.
Importância da meiose
A meiose é um processo observado na formação dos gametas*, verificando-se o surgimento de células com metade do número de cromossomos. Essa redução no número de cromossomos é fundamental para a manutenção do número de cromossomos de uma espécie, pois os gametas, ao se fundirem na fecundação, unem seu material genético. Consequentemente, o número de cromossomos é retomado. Em animais, a meiose acontece apenas nos ovários e nos testículos.
*Gametas são as células responsáveis pela reprodução sexuada, nos animais são os óvulos e espermatozóides.
Vídeos sobre a matéria: https://youtu.be/F3mjDCCW_cU(animação de mitose e meiose)
https://youtu.be/n2cQP_260TM (meiose filmada ao microscópio)
1. A mitose e a meiose são dois processos importantes que garantem a divisão das células. Sobre a meiose, marque a alternativa incorreta:
a) Na meiose são formadas quatro células-filhas.
b) A meiose forma as células do corpo dos animais.
c) Na meiose observa-se a formação de células-filhas com metade do número de cromossomos da célula-mãe.
d) Na meiose ocorrem duas divisões celulares na sequência.
2. Uma célula com 8 cromossomos sofre meiose e origina:
a) 2 células com 4 cromossomos;
b) 2 células com 8 cromossomos;
c) 4 células com 2 cromossomos;
d) 4 células com 4 cromossomos;
3. No organismo feminino a meiose ocorre:
a) na pele
b) nos ovários
c) em todo o corpo
d) nos ossos
4. No corpo de um homem a meiose produzirá:
a) o crescimento do corpo
b) a cicatrização de ferimentos
c) os espermatozóides
d) renovação de tecidos, como a pele.
Essa atividade deve ser postada no Email atividadesgabrielilhabela@gmail.com, favor colocar nome e série.
Obs. Qualquer dúvida entrar em contato pelo grupo do WhatsApp.
História - Semanas 22 de junho a 10 de julho - Professor Marcondes - 3ºTA
ATIVIDADE 1
OBSERVE ATENTAMENTE A IMAGEM E O TEXTO ABAIXO, DEPOIS RESPONDA AS QUESTOES:
A NOITE DOS CRISTAIS (09/11/1938)
Chamada dos prisioneiros recém chegados, a maioria judeus presos durante a "Noite dos
Cristais" (Kristallnacht), no campo de concentração de Buchenvald.
Na noite de 9 de novembro de 1938 teve início a onda de violência contra os judeus em todo o Reich. Embora os ataques parecessem espontâneos, como se fossem uma revolta natural da população alemã contra o assassinato de um oficial daquele país por um adolescente judeu em Paris, na verdade, o ministro alemão da propaganda, Joseph Goebbels, e outros líderes nazistas haviam organizado os pogroms [OBS: chacina dos judeus] cuidadosamente, muito antes deles acontecerem. Num período de apenas dois dias, mais de 250 sinagogas foram queimadas, cerca de 7.000 estabelecimentos comerciais judaicos destruídos, dezenas de judeus foram mortos, e cemitérios, hospitais, escolas e casas judias saqueados, tudo ante a total indiferença da polícia e dos bombeiros [e da população]. Os pogroms ficaram conhecidos como Kristallnacht ou "Noite dos Cristais" [OBS: também “Noite dos Vidros Quebrados”], devido aos vidros estilhaçados nas vitrines das lojas, sinagogas e moradias de judeus.
Na manhã seguinte, 30.000 judeus alemães do sexo masculino foram
presos pelo “crime” de serem judeus, e enviados a campos de concentração
onde centenas acabaram morrendo. Algumas mulheres judias também foram
detidas e enviadas para prisões locais. Estabelecimentos comerciais de
propriedade de judeus não puderam ser reabertos, exceto os que passaram a
ser gerenciados por não-judeus. Toques de recolher foram impostos, limitando
as horas do dia em que os judeus podiam sair de suas casas.
Após a “Noite dos Cristais”, a vida de adolescentes e crianças judias na
Alemanha e na Áustria se tornou ainda mais difícil: além de serem barrados em
museus, parques e piscinas, também foram expulsos das escolas públicas. Os
jovens, assim como seus pais, passaram a viver totalmente segregados naqueles países. Desesperados, muitos judeus cometeram suicídio. As famílias judias desesperadamente passaram a tentar sair da Alemanha e da Áustria.
Foto e texto extraído de:
https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/the-night-of-broken-glass
QUESTÕES
1 – De acordo com o texto, o que aconteceu na data chamada “Noite dos Cristais”?
2 – Descreva como foi a violência praticada pelos Nazistas contra os Judeus durante a chamada “Noite dos Cristais”?
3 – Quando e onde aconteceu a Noite dos Cristais?
4 – Para onde foram enviados os judeus depois da Noite dos Cristais?
5 – Se você fosse judeu (judia), como se sentiria, vendo toda essa violência sendo praticada contra você e sua família? Comente
ATIVIDADE 2
Leia os trechos do documento abaixo, extraídos do livro “Diário de Anne Franke”, depois responda as questões.
FRANKE, Anne. O diário de Anne Frank . Rio de Janeiro: Record, 1996.
SEXTA FEIRA, 9 DE OUTUBRO DE 1942.
“Querida Kitty,
Hoje só tenho notícias tristes e deprimentes a contar. Nossos muitos amigos e
conhecidos judeus estão sendo levados aos montes. A Gestapo está tratando
todos eles muito mal, e transportando-os em vagões de gado para Westerbork,
o grande campo de Drenthe para onde estão mandando todos os judeus. Miep
contou sobre alguém que conseguiu escapar de lá. Deve ser terrível em
Westerbork. As pessoas não tem praticamente nada para comer, muito menos
para beber, já que só existe água uma hora por dia, e há somente um toalete e
uma pia para vários milhares de pessoas.Homens e mulheres dormem no
mesmo cômodo, e as mulheres e crianças costumam ter as cabeças raspadas.
Fugir é quase impossível; muitas pessoas têm a aparência de judias, e são
marcadas pelas cabeças raspadas.”
(ANNE FRANKE, 1996. p.58-59)
_____________________________________________________________________________
QUARTA-FEIRA, 3 DE MAIO DE 1944
“(...) Qual é o sentido da guerra? Por que, por que as pessoas não podem viver
juntas em paz? Por que toda essa destruição? (...) Por que a Inglaterra fabrica
aviões e bombas maiores e melhores e ao mesmo tempo constrói casas novas?
Por que se gastam milhões com a guerra a cada dia, enquanto não existe um
centavo para a ciência médica, para os artistas e para os pobres? (...) Não
acredito que a guerra seja apenas obra de políticos e capitalistas. Ah, não, o
homem comum é igualmente culpado; caso contrário, os povos e as nações
teriam se rebelado há muito tempo! Há uma necessidade destrutiva nas
pessoas, a necessidade de demonstrar fúria, de assassinar e matar. E até que
toda a humanidade, sem exceção, passe por uma metamorfose, as guerras
continuarão a ser declaradas, e tudo foi cuidadosamente construído, cultivado e criado será cortado e destruído, só para começar outra vez!”
(ANNE FRANKE, 1996, p. 260).
QUESTÕES
1) Vocês conseguem identificar o autor do documento?
2) A quem se refere o texto/documento?
3) Que tipo de mensagem ele passa?
4) Pesquise o que era Gestapo e Campo de Concentração
5) Pesquise sobre a vida de Anne Franke
6) Agora escreva com suas palavras, o que você aprendeu de Nazismo?( resposta de 5 a 10 linhas).
História - Semanas 22 de junho a 10 de julho - Professor Marcondes - 2ºTA
LEIA O TEXTO A SEGUIR, DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES NO CADERNO.
Resumo sobre a Civilização Maia
Os maias formaram uma das grandes sociedades que habitavam a América pré-colombiana. Viviam na região que corresponde a atual Península de Iucatã, no México, como também Belize e partes da Guatemala e Honduras na América Central. Ao contrário do que se pensa, eles não foram extintos! Simplesmente se espalharam, vindo alguns a se misturarem com outras nações.
Onde estão os Maias hoje? Seus descendentes vivem integrados à civilização mexicana e centro-americana em regiões como a Península de Yucatán e os estados de Tabasco e Chiapas, no México, a Guatemala e parte de Honduras e El Salvador. Essa ideia de um sumiço misterioso surgiu pelo fato de que os maias abandonaram muitas de suas cidades, há mais de mil anos.
Há muitos séculos, para manter uma cidade com uma população de mais de 20 mil habitantes, os maias desmatavam áreas naturais tanto para a construção de pirâmides como para a alimentação de toda essa gente.
Quando os recursos (os alimentos, por exemplo) ficaram mais escassos, os povoados começaram a declarar guerras com outras cidades. Quando ganhavam, exigiam delas pagamento de um imposto e assim mantinham seu estilo de vida.
Com o passar do tempo, esse sistema se tornou insustentável, e algumas cidades não puderam se manter. Muitos maias se espalharam pelas florestas para fugir das guerras e buscar sustento. Com o abandono das cidades, os sítios arqueológicos que hoje atribuímos aos maias eram visitados apenas como lugares sagrados, mas não para viver ali.
Organização Política dos Maias Os maias não chegaram a construir um império unificado, como os astecas e os incas. Organizavam-se politicamente em cidades-estados que, juntamente com as aldeias, formavam unidades políticas independentes, cada qual com um grau de desenvolvimento próprio.
Em cada estado a autoridade e o poder eram exercidos em nome de um deus. O chefe de governo das cidades era assessorado por um conselho e auxiliado por um conjunto de funcionários públicos responsáveis pela manutenção da ordem pública, como os chefes das aldeias, os chefes militares entre outros.
Economia Maia
A economia da civilização maia era basicamente agrícola. Cultivavam o milho, produto considerado sagrado, o algodão, o cacau e o agave. Completavam suas atividades econômicas com a caça, a pesca e o artesanato. O modo de produção era coletivo, o solo não era propriedade privada, teoricamente o Estado era o proprietário de todas as terras.
Enquanto membro da aldeia, todo camponês tinha o direito de usá-las e delas tirar o sustento, com obrigação de pagar o imposto coletivo, cobrado pelo Estado.
O Estado apropriava-se também da força de trabalho dos camponeses, obrigando-os a trabalhar gratuitamente na construção de palácios, templos e grandes obras de irrigação e represas.
Sociedade e Cultura dos Maias
A grandiosidade da sociedade maia foi construída com o trabalho de uma população controlada e disciplinada. A organização social era rígida. Existiam três camadas sociais.
A camada mais alta era a da família real, dos ocupantes dos principais postos do governo e dos comerciantes.
Na segunda camada estavam os servidores do Estado, como os cobradores de impostos, os responsáveis pela defesa e os dirigentes das cerimônias.
Na última camada estavam os trabalhadores braçais e os agricultores.
O grupo social mais poderoso, o dos sacerdotes, monopolizava a escrita e os conhecimentos científicos, principalmente a astronomia e a matemática.
Os maias acreditavam que o destino da humanidade era regido pelos deuses, por isso a religião esteve presente em todas as atividades culturais do povo.
Eles desenvolveram um sistema próprio de escrita, até hoje quase indecifrável, baseava-se na representação de objetos e ideias. Sabe-se que possuía alto grau de abstração.
Religião dos Maias
Os maias acreditavam que o destino era regido pelos deuses. Itzamna, senhor do céu, era o deus mais importante. Eram cultuados ainda os deuses da Lua, do Sol, da chuva, do vento, da morte e da vida, além das divindades ligadas à agricultura e à caça.
Às divindades eram oferecidos diversos alimentos, sacrifício de animais e de humanos, em cerimônias que incluíam danças e representações teatrais.
Declínio da Civilização Maia
A partir do século IX começou o declínio lento e contínuo da civilização maia. Várias são as hipóteses a respeito desse fato. Alguns estudiosos acreditam que pode ter sido devido às guerras, lutas internas, invasões ou a má administração em relação à exploração da terra.
O esgotamento do solo teria tornado a produção insuficiente para às necessidades de consumo e obrigado os maias a abandonarem suas principais cidades. O que se afirma, com certeza, é que quando os espanhóis chegaram à América, a civilização maia não estavam mais habitando o lugar.
Questões
Segundo os maias, quem regia o Universo ?
Quais eram os produtos que cultivavam na agricultura ?
Qual a religião dos Maias?
Quantos dias tinha o calendário Maia ?
Do que se tratava suas suntuosas construções?
Quanto recebiam os trabalhadores para fazerem as construções?
Indique os possíveis motivos que levaram ao declínio da civilização maia.
História - Semanas 22 de junho a 10 de julho - Professor Marcondes - 1TA
LEIA O TEXTO ABAIXO, OBSERVE A IMAGEM, DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES
Mesopotâmia – Religião
Assim como a maioria dos povos da Antiguidade, os mesopotâmicos eram
politeístas. Na Mesopotâmia, um incontável panteão de deuses e semideuses fazia
parte da religião. Apesar de a mitologia mesopotâmica ser ampla e complexa, seus deuses se
organizavam em uma hierarquia clara, de acordo com a influência de seu poder. Os
mais importantes eram: An (deus do céu), Enlil (deus do ar), Enki (deus da água) e
Ninhursag (mãe-terra). Foram eles que, através de suas palavras, teriam criado o
mundo. Desse mito talvez tenha nascido a crença no poder das palavras divinas.
Os zigurates
Além disso, cada cidade-estado tinha seu deus protetor, que era honrado pelo rei do
local e pelos mais importantes sacerdotes. Um templo em forma de pirâmide de
degraus, o zigurate, era construído para servir como sua morada. O mais famoso
zigurate foi construído para o deus Marduk, localizava-se na Babilônia e também é
conhecido por Torre de Babel.
FONTE: Érica Turci*Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação, fragmento do texto Politeísmo e o mito do dilúvio in:
http://educacao.uol.com.br/historia/mesopotamia---religiao-o-politeismo-e-o-mito-do-diluvio.jhtm.
Ilustração de zigurate da Mesopotâmia.
Ilustração sobre cerimônia religiosa na Mesopotâmia.
QUESTÕES
1) O texto faz referência aos zigurates. Descreva com suas palavras, como eram essas construções?
2) Qual era a sua utilização desses monumentos para os povos mesopotâmicos?
3) De acordo com o texto, quais deuses eram cultuados pelos povos mesopotâmicos?
4) Pesquise o significado de Politeísmo
ATIVIDADE 2
LEIA O TEXTO A SEGUIR SOBRE A CONDIÇÃO DAS MULHERES NA ANTIGA MESOPOTÂMIA, DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES
As Mulheres
A situação da mulher na Mesopotâmia variou ao longo do tempo. Entre os sumerianos, o divórcio era decretado por sentença judicial, que podia favorecer tanto o homem quanto a mulher. Se a esposa cometesse adultério e o marido a perdoasse, nada lhe acontecia; caso contrário, ela seria jogada no rio. Se o homem cometesse adultério, deveria pagar uma pequena multa. Ainda assim, as mulheres eram respeitadas, principalmente como mães. Entretanto, essa situação variava de acordo com a posição social.
Já durante o Império Babilônico, predominou a monogamia (apesar de a poligamia não ser proibida) e a união era arranjada pelos pais. O divórcio era admitido, caso a mulher se divorciasse, poderia casar-se novamente; se ficasse viúva, assumia as funções do marido. Em caso de adultério a mulher era punida com a morte, condenação só revogada se o marido perdoasse a esposa.
Com a dominação assíria, as mulheres casadas passaram a ser obrigadas a usar véu sobre a cabeça quando saíssem às ruas.
QUESTÕES
1) Explique como era a situação das mulheres na sociedade sumeriana? Comparando a situação das mulheres hoje no Brasil, podemos dizer que é parecido ou diferente? Por quê?
2) Indique as punições recebidas por homes e mulheres em caso de adultério na Antiga Mesopotâmia?
3) Sobre a questão do adultério, quem recebia uma pena mais pesada? Por quê isso acontecia? Na sua opinião, quem inventava esse tipo de lei?
4) Pesquise o significado de Monogamia e Poligamia
ATIVIDADE 3
LEIA ABAIXO ALGUNS TRECHOS DESSE CÓDIGO , DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES.
“142. Se uma mulher brigar com seu marido e disser: Você não é agradável comigo, as razões de sua posição devem ser apresentadas. Se ela não tiver culpa e não houve erro de sua parte, mas ele a abandonar e ignorar, nenhuma culpa tem essa mulher; ela deve pegar seu dote e voltar à casa de seu pai.
143. Se ela não for inocente, mas deixar seu marido e arruinar a casa, negligenciando seu marido, essa mulher deverá ser atirada n`água.
(...)
195. Se um filho bater em seu pai, suas mãos serão cortadas.
196. Se um homem arrancar o olho de outro homem, seu olho deverá ser arrancado.
(...)
199. Se ele arrancar o olho do escravo de um homem, ou quebrar o osso do escravo de um homem, deverá pagar metade do seu valor”.
O Código de Hamurabi: escrito em cerca de 1789 a.C. São Paulo: Madras, 2005. P.44,48,54,56 e 63.
QUESTÕES
1) De acordo com sua opinião, o que as leis representam para a sociedade? Conseguiríamos viver sem regras?
2) Há semelhanças entre o Código de Hamurabi e as leis brasileiras atuais? E diferenças? Quais? Justifique sua resposta com exemplos.


