Leia os fragmentos do texto “ Por que é importante discutir o que é a escravidão nos dias de hoje” retirado do site Nova Escola sobre a relação da escravidão histórica e contemporânea.
...No dia 13 de maio relembramos os 132 anos da Lei Áurea. Em 1888, como resultado de pressões externas e internas, a princesa Isabel assinou o fim da escravatura no país. No continente americano, o Brasil foi o último a acabar com a escravidão, e ainda temos um longo caminho até acabar com as heranças desse período que deixam marcas nas relações sociais até hoje.
Para uma relação trabalhista ser enquadrada juridicamente como análoga à escravidão é preciso que ela tenha as características previstas no artigo 149 do Código Penal Brasileiro:
“submeter alguém a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando-o a condições degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador ou preposto”.
Apesar de o Brasil ter uma política de combate ao trabalho escravo, há muito o que se fazer em termos de erradicação da prática.
“Persiste no país uma visão da maximização dos lucros em detrimento aos direitos humanos dos trabalhadores, precisamos avançar na quebra desse paradigma cultural”, afirma Antônio Carlos de Mello, coordenador do programa de combate ao trabalho forçado da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Se no período anterior à lei Áurea a pessoa como propriedade era a principal característica da escravidão, atualmente podemos considerar que o que está em jogo é a dignidade do indivíduo.
Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/4947/por-que-e-importante-discutir-o-que-e-a-escravidao-nos-dias-de-hoje
OBJETIVO DA AULA
Nestas propostas vamos explorar o nosso senso crítico, ou seja, nossa pensamento reflexivo, aquele pensamento característico da filosofia.
ATIVIDADES
De acordo com o texto, o que aconteceu no dia 18 de maio de 1888?
Cite um exemplo de como o lucro aparece como mais importante do que a dignidade do indivíduo.
Observe as duas imagens e escreva uma semelhança e uma diferença entre a escravidão anterior a Lei Aurea e a escravidão nos dias de hoje.
Navio negreiro partindo da África (Shutterstock)
Trabalhador em condição análoga à escravidão em confecção (Divulgação / Ministério Público do Trabalho)
Sem comentários:
Enviar um comentário