Física
A Física estuda os fenômenos naturais relacionados com a mecânica, termologia, acústica, óptica, eletricidade e física moderna. Física é a ciência que estuda a natureza. É a responsável por nos levar ao estudo dos fenômenos naturais. Veremos a seguir os objetivos esperados a partir do estudo da física e suas divisões.
Objetivo especulativo
É desvendar os mistérios da natureza a fim de nos fazer entender mais sobre a nossa relação com o mundo e o universo, de forma a mostrar que não existem teorias, postulados, paradigmas ou modelos absolutos sobre essa relação, sendo todos relativos e suscetíveis a novas descobertas e entendimentos.
Objetivo Prático
Melhorar as condições de vida do homem através da tecnologia, pois com ela pode-se realizar trabalhos de forma mais práticas obtendo, assim, uma melhor qualidade de vida.
Objetivo Esclarecedor
Levar as pessoas a analisarem causa e efeito de determinado fenômeno como uma relação e não se referindo a tudo como algo voltado as suas crenças e superstições, mas fazendo-as entender que existe uma diferença entre ambos.
Grandezas Físicas
Grandezas Físicas é a classificação de tudo o que varia em sua quantidade, ou seja, implicam unidades de medidas que geralmente variam de região para região. Tais grandezas são divididas em duas, sendo:
Grandezas escalares – compostas por números reais (positivos e negativos), acompanhados por sua respectiva unidade de medida.
Grandezas vetoriais – caracterizadas por possuir módulo, direção e sentido.
Ramos da Física
Didaticamente, a física é dividida em:
Mecânica – estuda o movimento e suas causas;
Termologia – estuda o calor;
Acústica – estuda o som;
Óptica – estuda a luz;
Eletricidade – estuda a eletricidade;
Física moderna – estuda tudo relacionado à física após 1900.
Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Mundo Educação
Grandezas Físicas e Unidades
A física é responsável por estudar todos os acontecimentos que existem na natureza, os chamados fenômenos físicos.
Para facilitar o estudo desses fenômenos, os físicos optaram por criar regras gerais que fossem capazes de serem identificadas em todo o mundo, uma forma universal de se estudar os fenômenos físicos, tornando-os padrão.
As grandezas físicas se resumem em unidades de medidas criadas através do Sistema Internacional de Unidades (SI), responsável por tal padronização.
Na mecânica, o SI corresponde ao sistema MKS, que tem como unidades fundamentais: metro, quilograma e segundo.
Em toda medida, os algarismos corretos e o primeiro duvidoso são chamados de algarismos significativos.
Entre as grandezas físicas também estão a notação científica, o tempo, a unidade métrica e as medidas de distância.
Tabela das principais grandezas físicas Tabela das principais grandezas físicas
Usando o Sistema Internacional de Unidades, têm-se quatro vantagens básicas:
• Unicidade – Porque existe apenas uma unidade para cada grandeza física.
• Uniformidade – Acaba com eventuais confusões sobre símbolos, porque cada fenômeno físico possui o seu em particular.
• Relação decimal entre múltiplos e submúltiplos – Facilita o trabalho escrito e verbal, através da escrita com o uso da potência de dez.
• Coerência – Evita interpretações erradas.
Balança responsável por identificar peso em KG
Publicado por: Talita Alves dos Anjos
Grandezas Físicas e Unidades de Medidas
Um dos princípios para se aventurar no mundo da física é saber o que é grandeza física. Praticamente tudo relacionado a física envolve esse conhecimento.
Grandezas
Segundo o dicionário Aurélio (2003):
Grandeza: 2. Mat. Entidade suscetível de medida.
Logo, uma grandeza é tudo aquilo que pode ser medido. Alguns exemplos práticos de grandezas são:
• velocidade: podemos saber se um carro está rápido ou devagar;
• paixão: podemos saber se uma pessoa está muito ou pouca apaixonada;
• temperatura: podemos saber se algo ou alguém está muito quente ou frio;
• tristeza: podemos saber se alguém está muito ou pouco triste;
• comprimento: por fim, podemos saber se algo é longo ou curto.
Acima foram apresentados diferentes tipos de grandezas. Alguns são uma grandeza física, outros não. Os que são uma grandeza física podem ser do tipo escalar ou vetorial.
Grandezas Físicas
Uma grandeza física é algo que além de poder ser medido também pode ser comparado quantitativamente a uma unidade de medida através de uma escala. Grandezas só podem ser comparadas desde que sejam de mesma natureza.
Não se pode medir através de uma escala, por exemplo, o quanto Maria está apaixonada por João. Mas se pode medir a sua altura, peso, gordura corporal e até tamanho dos pés.
Grandeza Escalar
Uma grandeza escalar é aquela que só precisa de um módulo de intensidade e unidade de medida para se expressar em sua totalidade. O módulo de intensidade é um valor numérico. Exemplo: João tem uma massa de 50. Mas só o módulo de intensidade não expressa toda a informação necessária para se saber o
quanto João tem de massa corporal, se é muita ou pouca. E é aí que entra a unidade de medida e seus múltiplos e submúltiplos. Exemplos:
• João tem uma massa de 50 kg (cinquenta quilogramas);
• João tem uma massa de 50 g (cinquenta gramas);
• João tem uma massa de 50 t (cinquenta toneladas).
Como se trata de uma pessoa, sabemos que normalmente a massa deve é expressa em quilogramas. Nenhuma pessoa "pesa" 50 gramas ou 50 toneladas (50.000 kg).
Obs.: peso é medido em newton, por isso as aspas. O João tem uma massa de 50 kg (esse seria o termo correto). Se seu peso fosse 50 N, então sua massa seria de aproximadamente 5 kg (considerando a gravidade da Terra).
Grandeza Vetorial
É toda grandeza física que, além de estar relacionada ao movimento, necessita de um modulo de intensidade (valor numérico), unidade de medida, sentido e direção.
Obs.: A energia cinética, por exemplo, é uma grandeza física relacionada ao movimento. Mas é uma grandeza de ordem escalar e não vetorial. Por isso a grandeza vetorial, além de estar relacionada ao movimento, precisa de um módulo de intensidade, unidade de medida, sentido e direção.
Exemplos:
A velocidade. Se um carro está a 10 m/s em uma pista, ele pode estar indo no sentido do início da linha de partida até o fim da pista ou pode estar no sentido contrário (do fim da pista até a linha de partida).
A aceleração. Existe o movimento acelerado e o movimento retardado. Quando se acelera um carro no sentido do movimento, temos o movimento acelerado. Quando se tem uma aceleração contrária ao movimento, temos um movimento retardado (aceleração que retarda o movimento).
A força. Se uma pessoa quiser erguer um bloco que esteja no chão, sobre uma superfície lisa e plana, ela precisa exercer uma força com sentido para cima. Se exercer uma força para os lados, irá empurrar o bloco. Se exercer uma força para baixo, é possível que o bloco não se mova.
Sentido e Direção
Qual a diferença entre sentido e direção? Bem, a direção pode ser vertical, horizontal ou diagonal.
Vetores indicando uma Direção
Já o sentido pode ser para cima, para baixo, para a esquerda, para a direita, para a diagonal superior direita, diagonal superior esquerda, diagonal inferior direita e diagonal inferior esquerda.
Vetores indicando um Sentido
Mesmo sabendo a diferença entre direção e sentido, é muito comum que depois as pessoas digam "sentido horizontal" ou "direção para baixo". No cotidiano tudo bem dizer isto, mas em uma prova esse deslize não pode ser cometido. Por isso é importante decorar a frase abaixo:
Não existe direção direita.
Essa frase é muito importante. A pessoa tendo ciência de que não existe uma direção direita, saberá que não existe direção à esquerda, para cima ou para baixo. E se lembrará que ←↑→↓ são sentidos e não direções. Da mesma forma saberá que ↔↕ são direções e não sentidos.
O que são Unidades de Medidas?
Segundo o dicionário Aurélio, são definidas como:
Quantidade que se toma arbitrariamente para termo de comparação entre grandezas de mesma espécie.
É uma porção de determinada grandeza física que pode ser comparada com outras de mesma espécie, quantitativamente.
Podemos pegar, por exemplo, uma unidade de medida comum para medir volumes, que é o litro. Se em um copo há 1 L de água, então esse 1 L equivale, quantitativamente, a:
Diferentes unidades de medidas podem representar a mesma proporção de uma grandeza física, desde que sejam para medir a mesma grandeza.
Para citar esse artigo:
CRUZ, C. Grandezas Físicas e Unidades de Medidas. Publicado em: 8 mar. 2020. Disponível em https://autociencia.blogspot.com/2016/07/grandezas-fisicas-e-unidades-de-medidas.html. Acesso em: 5 ago. 2020.
Sem comentários:
Enviar um comentário